Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Diferença entre a análise vertical e a horizontal | FP&A

O que é e qual a diferença entre Análise Vertical e Horizontal?

Todo gestor busca o crescimento do faturamento de uma empresa. Mas, para atingir este objetivo, precisa de informações que o ajudem a compreender a evolução de um negócio e facilitam as tomadas de decisões. Estas informações podem ser obtidas através de análises e interpretação de dados, que podem ser feitas de duas formas: vertical e horizontal.

O que é Análise Vertical (AV)?

A análise vertical possibilita a comparação entre diferentes setores de uma empresa em um mesmo período. Dessa forma, é possível analisar os resultados de cada setor e o quanto eles influenciam no resultado final. Ou seja, podemos identificar a porcentagem de participação de cada indicador e a sua importância.

Com este tipo de análise, pode-se identificar: o percentual de receitas a receber no curto e no longo prazo; o custo das despesas sobre o patrimônio; a representatividade do estoque sobre o ativo; o montante percentual de dívidas e obrigações de curto e longo prazo; impacto dos investimentos sobre o patrimônio; entre outras informações.

Para calcular a análise vertical (AV), se aplica a fórmula:
AV (%) = valor do item / valor da base do cálculo x 100.
O que é Análise Horizontal (AH)?

Com a análise horizontal, é possível determinar o quanto a empresa cresceu em um determinado período, que pode ser mensal, semestral ou anual. Para realizá-la, a controladoria compara sempre os mesmos elementos, mas em períodos distintos. Assim se pode conferir se a empresa tem lucros, prejuízos ou está estagnada. É possível verificar a evolução do balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados do exercício (DRE) e do demonstrativo de fluxo de caixa.

A fórmula para o cálculo é a seguinte:
AH (%) = [(valor atual do item / valor do item no período anterior)-1] x 100
Qual a diferença entre as duas?

O exemplo a seguir ilustra a diferença entre os dois tipos de análise. Uma empresa multinacional com várias filiais pode usar a análise vertical para avaliar o desempenho de suas unidades.
Ao fazer uma análise vertical sobre a receita líquida da empresa, é possível determinar quais filiais impactam mais no lucro e quais geram prejuízos. Pode-se determinar também que a X contribuiu 30% para a receita líquida.
A análise horizontal possibilita que cada unidade tenha o desempenho avaliado por um período de tempo. Por exemplo, pode-se determinar qual filial cresceu mais no trimestre.

Tem alguma dúvida? Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo.

A Handit desenvolveu um sistema para planejamento orçamentário flexível, capaz de se moldar a qualquer necessidade de todos os segmentos de empresas. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração em 1 minuto.

Fred Zibell
Com mais de 30 anos de vivência em controladoria, acumulou sua experiência como gestor de contabilidade e finanças em empresas multinacionais. Contador, possui especialização em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, além de sua expertise na área de tecnologia da informação.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos