Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

EPM: conheça e entenda as vantagens de adotar o sistema

Planejamento e organização são virtudes importantes dentro da cultura empresarial e para manter tudo alinhado muitas empresas têm utilizado sistemas ERP – sigla para Enterprise Resource Planning – que interligam todos os dados e processos de uma organização em um único local. Mas, além do ERP, existem outras ferramentas para essa função. É o caso do EPM – Enterprise Performance Management – ainda pouco conhecido.

Uma solução de EPM ajuda você a analisar, entender e se informar sobre os negócios para auxiliar gestores a alcançar bons resultados. “É uma das soluções complementares ao ERP, que podemos interpretar como um processo de melhoria e gestão do desempenho empresarial”, completa Gabriel Barbieri, diretor de Negócios da Handit.

Mas o que é o software de EPM?

Os programas de EPM auxiliam gestores a analisar e entender o desempenho de seus negócios. O software calcula a viabilidade das operações de várias áreas, oferece suporte ao planejamento e análise financeira. É uma importante ferramenta para planejar, orçar, prever e gerar relatórios de desempenho, bem como, consolidar e finalizar os demonstrativos de resultados econômicos e financeiros. 


“Podemos considerar que os componentes de um bom sistema de EPM incluem o planejamento, monitoramento e projeção de recursos, previsões. Também fornecem análises e geram relatórios gerenciais, além de medição de KPIs (Key Performance Indicator); tudo com o objetivo de melhorar a capacidade de tomada de decisão da organização”, explica Gabriel.


Um programa bem desenvolvido ajuda a extrair informações de métricas financeiras e operacionais. Com isso, é possível monitorar e comparar resultados em relação a previsões e metas, e também perceber tendências. É uma excelente ferramenta que auxilia na tomada de decisões.


“Um software de EPM deve ser projetado para se integrar com o ERP, com o objetivo de conectar informações do que já foi realizado com as projeções. Deve também ser centralizado, principalmente, em equipes da gestão financeira, abaixo do Diretor Financeiro ou CFO (Chief Financial Officer)”, aponta Gabriel. O acesso ao software também é válido as áreas de controladoria, FP&A (financial planning and analysis), finanças, contabilidade e TI.

Outras vantagens

Além das projeções, outra vantagem do EPM é o aumento da eficiência ao eliminar planilhas e centralizar as bases de dados, a automatização de processos de planejamento financeiro e de relatórios.

O EPM é uma excelente ferramenta para o departamento financeiro. Ele permite que o fechamento financeiro da empresa, até mesmo em setores em que o ambiente regulatório está em constante mudança, seja feito com mais segurança e melhora a eficiência da reconciliação global de contas. Também possibilita que os relatórios sejam gerados em um único lugar, o que evita o uso de diferentes softwares.

Dessa forma, o EPM amplia a visão de gestores, que conseguem ter mais clareza das informações sobre as margens de custo e lucratividade e assim podem determinar com mais assertividade onde investir recursos limitados. E com as previsões geradas pelo software, é possível reagir rapidamente a crises ou a mudanças.

História do EPM

Os primeiros aplicativos de software EPM surgiram na década de 1970, com a coleta de informações de orçamento e finanças para a elaboração de relatório. Nos anos 1980 foram criadas as planilhas. A partir da década de 1990, apareceram os primeiros pacotes de software EPM e iniciou-se o processo de automatização de consolidação financeira e relatórios. Hoje, os softwares funcionam nas nuvens, podendo ser acessados de qualquer lugar e reduzindo os gastos com servidores.

Conheça a solução EPM da Handit

Uma das preocupações da Handit na criação dos softwares é manter a cultura orçamentária das organizações, migrando a plataforma de maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operação do negócio.

“Na Handit, nos preocupamos em ajudar nossos clientes a aumentar a capacidade de gestão de desempenho empresarial, a EPM de maneira conectada ao ERP”, enfatiza Gabriel.

A plataforma Handit projeta e apresenta dados e números de diversas áreas. Também fornece várias informações, como: vendas, custos variáveis e produção, gastos fixos e despesas, recursos humanos, investimentos e financiamentos, visualização econômica e financeira dos resultados (DRE, análises de margem, Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial e indicadores). Solicite uma demonstração do software.

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos