Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é um Planejamento de Negócios Integrado?

Planejamento de negócios integrado

Para uma empresa prosperar, é preciso antecipar as necessidades do mercado, prever ameaças e se adaptar a condições que podem mudar rapidamente. Um gestor necessita estar sempre atento ao que está acontecendo no mundo e em seu empreendimento. Uma ferramenta que pode ajudar a alcançar isto é o Integrated Business Planning, que pode ser traduzido para Planejamento de Negócios Integrado. Este conecta o gerenciamento de desempenho corporativo, os processos de planejamento financeiro e os sistemas de planejamento operacional.

O que é um Planejamento de Negócios Integrado?

Tanto pequenas quanto grandes empresas podem se beneficiar com o Planejamento de Negócios Integrado. A ferramenta unifica todas as estratégias e deveres dos departamentos em um único documento. Nele, constam todas as atividades desempenhadas pela empresa, desde as relações com os fornecedores e distribuidores, os ciclos de produção e de venda. Também está traçado o planejamento operacional de curto e médio prazo.

Este planejamento pode ser resumido em um processo colaborativo, que reúne as tomadas de decisões e os objetivos estratégicos, operacionais e financeiros.

Um bom planejamento quantifica os riscos, ameaças e pontos fracos, de forma que as empresas possam se adaptar rapidamente e enfrentar os desafios. Também listam as vantagens e pontos fortes.

Por que adotar?

Existe uma série de vantagens e benefícios ao se adotar um Planejamento Integrado de Negócios. Entre elas, está a melhor compreensão, pelos departamentos e setores, de suas funções e seus papéis no negócio. Os funcionários se tornam mais alinhados com as estratégias e os setores trabalham de forma integrada.

Uma outra vantagem é que é mais fácil identificar quem não está conseguindo atingir metas. E, com isso, fazer um correto diagnóstico e buscar soluções. As falhas também são rapidamente encontradas e corrigidas. Além de que podem ser constatados possíveis cortes de custos. Esses processos melhoram a rentabilidade e garantem uma vantagem competitiva.

Os gestores também obtêm um maior controle sobre a cadeia de produção e podem fazer melhores projeções sobre os setores financeiro, de produção, comercial, entre outros. O crescimento ocorre de uma forma sustentável.

O que é necessário para criar um planejamento?

Para desenvolver e aplicar um Planejamento Integrado de Negócios, é necessário ter uma visão clara e o suporte dos executivos. É preciso alinhar as partes interessadas, gerenciar as mudanças e ter os objetivos claramente traçados. Todos têm que saber qual é a hierarquia das tomadas de decisões e os processos envolvidos. Devem estar alinhados todos os dados, processos e períodos de relatórios.

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos